MOVING PEOPLE
2017Um projeto sobre o encontro. Um espaço de interlocução com o outro, com os outros, sem fronteiras culturais de língua ou de História. Um espaço para falar sobre a memória. Sobre as utopias. Sobre o futuro a ser construído a partir do novo. Um futuro em comum.
O encontro acontece entre pessoas que se movimentaram no mundo, emigrantes, refugiados que partiram em busca de uma nova casa. Além dos imigrantes, participa também no espetáculo um ator local. Soma-se a memória de quem vem de fora e a memória de quem é da cidade.
Dentro de um contentor, um documentário ao vivo sobre o encontro entre os imigrantes e o ator é filmado, editado e projetado a cada dia na presença do público. O filme é feito ao vivo, partilhando ideias e histórias, que são estimuladas através de perguntas feitas por Christiane Jatahy.
O público senta-se dos dois lados do contentor e assiste ao filme. Em determinado momento as telas sobem e já não existe separação, nenhuma fronteira, entre quem assiste e quem conta. O encontro é completo: do público com os convidados, da performance com o cinema.
Ao público é pedido que leve objetos para compor essa casa em construção. E são esses objetos trazidos pelos espectadores que dão a cor e os detalhes ao filme. Para os imigrantes interessados em participar, pedimos que enviem uma carta ou uma gravação respondendo brevemente às seguintes perguntas:
- Conta um pouco sobre você e sobre a sua história.
- Descreva a sua casa de agora e a casa onde você morava antes de chegar aqui.
- Qual é a sua utopia?
- Conta um sonho que você tem acordado.
- Conta um sonho que você teve enquanto dormia.
—
Concepção e Direção Christiane Jatahy
Cenário e Iluminação Thomas Walgrave
Vídeo Julio Parente
Câmera Paulo Camacho
Assistente de Tradução Juliane Elting
Produção Local Agnes Oberauer
Direção de Produção Henrique Mariano
Produção Theater der Welt
Co-Producão Thalia Theater